Depois de ter fechado um contrato com a gigante francesa Carrefour, uma das principais redes de supermercado de Minas Gerais se volta agora para uma pequena empresa do varejo que encontrou um novo nicho na pandemia. A rede é o Super Nosso, do empresário Euler Nejm, e a empresa na qual decidiu apostar é a Be Honest.

Fundada em junho por três jovens empreendedores, a Be Honest montou gôndolas em condomínios de casas, apartamentos e escritórios na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os produtos ficam expostos e os condôminos pegam o que querem e pagam com cartão. Não há vendedores, nem travas, nem câmeras.

É um modelo baseado na honestidade do cliente que começa a pipocar em algumas capitais do país e ganhou força com o isolamento social.

“Hoje, a Be Honest tem 50 pontos de venda e já fizemos um planejamento para que em um ano a empresa tenha mais 150 pontos”, disse Nejm ao Valor. O Super Nosso comprou 33% da companhia, por um valor que as partes não revelam.

Além de ampliar sua presença em Belo Horizonte, o plano, em princípio, é ter pontos da Be Honest também em Brasília.

Outra mudança planejada para 2021 é ampliar a variedade de categorias disponíveis nas gôndolas dos condomínios. Hoje, são cerca de 300 itens de alimentação, higiene e limpeza.

“A ideia é a gente estar bem próximo do consumidor”, diz Nejm. “Eu acredito muito nesse modelo de venda por causa de sua praticidade.”

O grupo Super Nosso fecha o ano com receita bruta de R$ 2,85 bilhões, 17% a mais do que em 2019, disse o empresário.

Os números se referem a todo o grupo, formado por 21 lojas do Super Nosso, 11 lojas de menor porte do Momento Super Nosso, 19 lojas de atacarejo do Apoio Mineiro. As unidades estão espalhadas pela Grande Belo Horizonte. Do grupo, também fazem parte uma indústria de manipulação de carnes e frios e uma distribuiudora.

Em 2020, o principal negócio da empresa de Nejm foi com o Carrefour. A companhia francesa fechou um novo modelo de contrato por meio do qual o Super Nosso assumirá a logística e a administração e o lay out de 16 lojas do Carrefour Bairro e será remunerado por isso.

“Vamos absorver 16 lojas do Carrefour Bairro, que se tornarão Super Nosso. A primeira que vamos transformar será em janeiro”, disse o empresário.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/12/30/rede-mineira-super-nosso-investe-na-honestidade-do-consumidor.ghtml